Selecione o tipo de erro abaixo

Capítulo 46: Cerimônia de Abertura – Parte 1


Tradutor:  Tavs


Tirando uma soneca após a refeição, Ouyang Shuo foi ao Mercado Básico pela segunda vez naquele dia. Ele queria verificar e ver quanto custaria o kit de alfaiate ouro escuro que ele prometeu a Qing’er.

Ele foi até a cabana de madeira e clicou nos itens da Plataforma de Troca de Itens Especiais, procurando o kit de alfaiate. Eles tinham de tudo, começando com o material de nível de bronze mais humilde, até o ferro preto, prata e assim por diante. Havia muitos itens. No nível de ouro mais alto, os itens eram relativamente raros, havia apenas 10 deles. E quanto ao item de ouro escuro que Qing’er havia pedido, havia apenas um conjunto, ficando sozinho nos resultados da pesquisa, sem ninguém interessado nele.

Ouyang Shuo olhou para o preço e seu rosto empalideceu. Puta merda! 120 moedas de ouro. Ele nunca tinha comprado uma coisa tão cara. De jeito nenhum, não havia como pagar agora. Ele teria que esperar uma semana até poder pagar.

Saindo amargamente do mercado, Ouyang Shuo estava pronto para completar a viagem de estudos que havia começado naquela manhã. A segunda etapa envolveu a ida à oficina de armas. Este estava localizado perto do quartel, dirigido pelo ferreiro avançado Wang Gao.

Ao contrário da ferraria de nível intermediário dirigida por Li Tiezhu, a oficina de armas foi projetada especificamente para uso militar e não era aberta ao público. Naturalmente, também não foi objeto de privatização.

Falando sobre os prós e os contras dos dois negócios, você só poderia dizer que cada um tinha suas vantagens. Depois que a ferraria foi privatizada, tornou-se autossustentável. Desde que tivesse pedidos suficientes, seus lucros eram impressionantes e, naturalmente, não podiam ser comparados à renda fixa da oficina de armas.

A vantagem da oficina de armas era igualmente óbvia. Tinha um suprimento ilimitado de minério. Não precisava se preocupar com a pressão do mercado e dos negócios. Além disso, ele criou armas de alto nível e, portanto, o aprimoramento da proficiência da habilidade do ferreiro não era comparável. Portanto, se você estava perseguindo o auge da forja, a oficina de armas era, sem dúvida, mais atraente.

Wang Gao naturalmente pertencia a esta última mentalidade e ainda tinha menos de 30 anos. Vendo Ouyang Shuo, ele o cumprimentou calorosamente com um sorriso e disse: “Ah, o senhor finalmente tem tempo hoje para visitar a oficina.”

Wang Gao estava sem dúvida confiante. Aos olhos de Ouyang Shuo, ele era educado, atencioso e não muito humilde, tinha um nível perfeito. Ele não era como Lu Guangzhi, Du Chun e outros semelhantes, que ao ver Ouyang Shuo eram como ratos mais uma vez vendo o mesmo gato, tratando-o com o maior respeito.

Ouyang Shuo gostou do ambiente descontraído, sorriu de volta e disse: “Desde que a oficina foi estabelecida, eu realmente não estive aqui. Que tal me apresentar a tudo?”

Wang Gao acenou com a cabeça, mostrando-lhe o lugar enquanto falava. “Só estamos abertos há alguns dias, então a equipe não está realmente pronta. Vou recrutar quatro ou cinco aprendizes. Um pode ajudar com tarefas diversas, e dois podem ser considerados funcionários de reserva para grandes projetos de forjamento no futuro.”

“Muito bom raciocínio. Em comparação com outras oficinas, sua carga de trabalho será muito pesada no futuro, devemos nos preparar cedo para isso”, disse Ouyang Shuo, feliz. Parecia que escolher Wang Gao para presidir a oficina de armas tinha sido uma escolha muito boa. Este ferreiro avançado não era apenas habilidoso, mas também tinha uma mente perspicaz.

“No momento, minha oficina só pode produzir espadas de ferro, lanças, dardos e outras armas simples. Para armas e armaduras mais complexas, precisaremos dos manuais técnicos relevantes”, disse Wang Gao, exibindo seu equipamento.

Ouyang Shuo acenou com a cabeça. A tecnologia de forjamento de armas sempre foi mantida altamente confidencial pelo governo. Apenas na oficina de armas de propriedade do governo a tecnologia relevante poderia ser dominada. Uma vez na oficina oficial, a necessidade de mantê-la controlada significava que você não poderia sair facilmente.

Portanto, esse gargalo técnico de Wang Gao não surpreendeu Ouyang Shuo de forma alguma. “Não se preocupe com este assunto. Dentro de 2 meses, haverá progresso nesta área.”

Wang Gao ficou feliz em ouvir isso. “Com a permissão do senhor, tenho ainda mais motivação. Então, aproveitarei esse tempo para cultivar alguns aprendizes e fazer o trabalho preparatório.”

Wang Gao estava animado para ver um plano adiante. Ouyang Shuo sorriu, vendo neste homem um fanático por seu ofício.

Terminando sua visita, ele imediatamente deixou a oficina e não se demorou.

Para sua última parada, Ouyang Shuo escolheu a Faculdade Lianzhou. Quanto à oficina de cerâmica, foi construída fora da aldeia e era tarde demais para visitá-la. Ele teria que fazer isso quando tivesse algum tempo.

A Faculdade Lianzhou foi construído na área escolar ao lado da escola particular, mais ou menos do mesmo tamanho do templo Mazu nas proximidades.

Sobre a entrada principal da faculdade estava pendurada a placa com o nome, inscrita por Fan Zhongyan. Originalmente, Fan Zhongyan pretendia deixar Ouyang Shuo inscrever pessoalmente o nome da faculdade. No entanto, como um homem moderno, a caligrafia [1] de Ouyang Shuo era horrível e recusou o trabalho. Nos casos em que você precisa recusar, você precisa recusar a todo custo!

Para que o dístico [2] fosse colocado na porta, Ouyang Shuo propôs escolher um dos versos da “Antiga e Moderna Passagem Yinwen” dos Oito Mestres de Tang e Song [3] e escreveu: “O caminho para a montanha do livro é coberto por trabalho árduo e o barco no mar do conhecimento é luta.”

A faculdade foi dividida ao meio na frente e além do pátio. A parte frontal era destinada aos alunos, num total de 4 salas de aula. O pátio estava localizado no meio, com algumas plantas de bambu ali, destinadas a ajudar os alunos no descanso. A área dos fundos tinha uma área de jantar exclusiva para os alunos e 4 quartos para os professores da faculdade e suas famílias descansarem.

Como não havia aulas, todo a faculdade estava extremamente silenciosa. Em todo o edifício, nem um único aluno foi visto. Ouyang Shuo atravessou a entrada principal e o saguão da frente, e foi direto para o quintal.

No quintal próximo a um pequeno pedaço de bambu, o Sr. Su estava encostado em uma pedra ornamental, concentrado na leitura de um pergaminho. Sua aparência despreocupada, quase eremita, era uma fonte de inveja para Ouyang Shuo.

Vendo o Sr. Su lendo tão atentamente, Ouyang Shuo não se apressou para perturbá-lo, ficando em silêncio ao lado e esperando. Ele não esperava que, após 20 minutos, o Sr. Su não tivesse feito o menor movimento. Ele só conseguiu tossir com relutância, para lembrar o Sr. Su de sua existência.

O Sr. Su ergueu os olhos para ver Ouyang Shuo e calmamente colocou seu pergaminho de lado. Ele se levantou e ajeitou suas roupas, curvando-se imediatamente depois disso. “Sr. Su cumprimenta o Senhor!”

Ouyang Shuo acenou com a cabeça e sorriu de volta. “Sr. Su achou confortável morar na faculdade?”

“Há muito espaço, gosto muito deste lugar. Longe da agitação da oficialidade, isso é quase o paraíso. É como retirar as amarras, ganhando minha liberdade de repente”, o Sr. Su sorriu de volta para ele.

Ouyang Shuo o elogiou por sua vez e disse: “Amanhã a faculdade oficialmente começará as aulas. Para os preparativos de amanhã, eu me pergunto o que o Sr. Su está pensando?”

“O que quer que seja arranjado é naturalmente apropriado”, disse Su com indiferença.

Ouyang Shuo suspirou e acenou com a cabeça. Parecia que o Sr. Su estava decidido a ficar longe de qualquer coisa que cheirasse a oficialidade. Todos os seus testes foram evitados sem sinais de tentação. Assim sendo, depois de conversar um pouco, Ouyang Shuo se despediu.

———-◇◇◇◇◇◇◇◇◇———

Na manhã seguinte, Ouyang Shuo chegou à Faculdade Lianzhou, desta vez para participar da cerimônia de abertura.

A cerimônia aconteceu na maior sala de aula na metade frontal. Na tribuna estavam Ouyang Shuo, Fan Zhongyan, Cui Yingyu, Sr. Su e Gu Xiuwen, seguidos pelos alunos presentes.

O primeiro grupo de alunos estava sentado no chão. Entre eles estavam os formandos da classe de alfabetização de adultos Zhao Youfang, Zhang Daniu e outros alunos mais velhos, bem como o primeiro grupo de novos alunos. Um deles já era funcionário da Divisão de Agricultura, outro era um morador que tomou a iniciativa de se inscrever depois de ver o folheto de inscrição.

A cerimônia foi presidida por Fan Zhongyan. Nos comentários de abertura, ele elaborou sobre o propósito do Instituto Lianzhou de administrar uma escola, deixando claras as regras, regulamentos e métodos de gestão da faculdade e se concentrou nos requisitos de gestão para os alunos.

“Eu sei que a maioria de vocês aqui pagou pela escola, mas por favor, carreguem o fardo. Estudar ao mesmo tempo que trabalhar em seus empregos será difícil, eu sei, mas quero dizer isso. Ao entrar no portão da faculdade, você precisa esquecer sua identidade, sua posição. Não importa quem você seja, e independente de seu nascimento, contanto que venha para esta faculdade, você terá apenas uma identidade, que é como um aluno comum da Faculdade Lianzhou. Aprender é sua única tarefa nesta faculdade. Você não tem permissão para ajudar outros alunos, nem eles podem ajudá-lo, mas você deve confiar estritamente em seus próprios esforços. Você não virá aqui bêbado e mostrará respeito por seus professores o tempo todo. Se você for desrespeitoso a qualquer momento, você será imediatamente expulso.” Sua formulação foi bastante dura. [4]

Assim que Fan Zhongyan terminou, o professor falou por sua vez. Além de sua própria divisão de assuntos políticos, Fu Zi era responsável pelo ensino dos clássicos, Su era responsável pelas aulas de treinamento de clássicos e Ouyang Shuo era responsável pelas aulas de alfabetização jurídica.

Gu Xiuwen foi nomeado instrutor de ensino temporário, equivalente ao diretor de ensino moderno. Ele era responsável pelas atividades diárias de ensino da faculdade, pela supervisão e gestão da disciplina dos alunos.

Depois que o discurso do instrutor foi concluído, o representante eleito dos alunos, Zhao Youfang, começou a falar. Ouyang Shuo achou a escolha de Zhao Youfang um pouco estranha, mas ele havia conquistado o primeiro lugar no exame de graduação em alfabetização de adultos e foi por isso que foi eleito o representante estudantil de destaque.

Zhao Youfang estava obviamente preparado, tirando um discurso da manga antes de começar a falar. “Professores, senhoras e senhores, espero que todos estejam bem! Eu, Zhao Youfang, tive a sorte de poder falar como representante estudantil hoje. Hoje, uma cena tão grandiosa, não posso deixar de pensar em dez dias atrás, na aula de alfabetização de adultos e em nosso senhor falando sobre o que estávamos aprendendo.

“Naquela época, eu, Zhao Youfang, não conhecia um caractere, era completamente analfabeto. Senhor nos disse que devemos ser responsáveis ​​e que, para ir mais longe, você deve lançar seus próprios alicerces. Em apenas dez dias, após nosso batismo na classe de adultos, consegui escrever este discurso com a ajuda de meu professor. No passado, isso era simplesmente impensável, mas agora eu fiz isso. Nunca ousei sonhar que, com minha formação camponesa, seria capaz de escrever por conta própria. Tenho muita sorte de poder sentar aqui novamente e ouvir os ensinamentos do Senhor! Eu encerro agora e obrigado a todos!”

Houve aplausos calorosos. Mesmo Ouyang Shuo não esperava que Youfang fosse capaz de escrever um discurso tão bom. Fu Zi era realmente um bom professor.

Ouyang Shuo simplesmente fez um breve discurso e com isso a cerimônia de abertura terminou.

Notas:

[1] – Para quem não conhece, a caligrafia é uma das 6 artes que são o conjunto de disciplinas que formaram a base da educação na cultura da Antiga China.

Ritos (ou cortesia), Música, Tiro com arco, Condução de carros de guerra (ou equitação), Caligrafia e Matemática.

Pensava-se que os homens que se destacavam nestas seis artes tinham alcançado o estado de perfeição, considerando-se cavalheiros perfeitos.

O lado civil foi associado mais tarde às Quatro Artes (guqin, go, caligrafia e pintura). No entanto, este último era mais um sinal de ócio no período imperial tardio. Evidentemente, sobrepõe-se com as Seis Artes, já que o guqin personificou a música, o go (um jogo de mesa assim conhecido pelo seu nome japonês) estava relacionado com a estratégia militar e a caligrafia ocupar-se-ia da estética da escrita e do cultivo do próprio carácter. O estudo dos ritos e da música teria como objeto desenvolver o sentido de dignidade e de harmonia. Os ritos consideravam aqueles praticados durante as cerimónias de sacrifício, os funerais e os exercícios militares.

[2] – Dístico (ou pareado) é um estilo de versejar em que as rimas se fazem em grupos ou estrofes de dois versos.

Exemplo:

Doa-te ao mundo ou come com fartura

 O que lhe deves, tu e a sepultura.”

“Sonetos”. Tradução: Jorge Wanderley. 2a. Edição. 1991. Civilização Brasileira.

[3] – Os oito grandes mestres de prosa de Tang e Song se referem a um grupo de escritores de prosa, durante as dinastias Tang e Song, que eram famosos por sua escrita em prosa, principalmente na forma de ensaio. Quase todos os oito mestres também são realizados em outros aspectos da política e cultura chinesas de seu tempo.

Han Yu (768-824 d.C.)

Liu Zongyuan (773–819 d.C.)

Ouyang Xiu (1007–1072 d.C.)

Su Xun (1009–1066 d.C.)

Su Shi (1037-1101 d.C.)

Su Zhe (1039-1112 d.C.)

Wang Anshi (1021–1086 d.C.)

Zeng Gong (1019–1083 d.C.)

[4] – Quando eu fiz faculdade, oq mais tinha era gente bêbada na sala de aula, as vezes o professor tbm estava pq bebia com a gente… cof cof com os alunos, eu ficava estudando kkkkk

Olá, eu sou o Vulcan!

Olá, eu sou o Vulcan!

Comentem e Avaliem o Capítulo! Se quiser me apoiar de alguma forma, entre em nosso Discord para conversarmos!

Clique aqui para entrar em nosso Discord ➥