Selecione o tipo de erro abaixo

Capítulo 018

O Pacto está Selado

Ele deveria mesmo saber — toda vez que se aproximava um pouco mais de chegar ao fundo dessa bagunça, alguma complicação surgia para dificultar seu progresso. Era estranho. Ele estava meio tentado a concluir que o (ainda não confirmado) terceiro viajante alvejou ele, mas esperaria algo muito mais decisivo do que um bando de trolls de guerra, se fosse esse o caso.

…e agora que pensou sobre isso, era meio assustador o quanto sua perspectiva mudou durante o último ano se começasse a considerar um bando de trolls de guerra um incômodo e não uma ameaça existencial.

[Isso de novo,] a matriarca aranea reclamou por telepatia. [Como essas coisas continuam nos encontrando? Eu protegi toda a teia contra adivinhações e tudo mais…]

Zorian colocou no fundo de sua mente o fato de que não era a primeira vez que a matriarca encontrava os trolls de guerra, mas no momento não tinha tempo suficiente para considerar esse pequeno petisco em detalhes apreciáveis. Ele trocou um olhar conhecedor com Kael, e então os dois se viraram e começaram a correr na direção de onde vieram. Zorian fez um gesto para que a aranea os seguisse e recebeu um pensamento de consentimento da matriarca.

[Não podemos despistá-los,] a matriarca observou enquanto corriam. [Ainda mais nós, araneas — além de breves rajadas de velocidade, somos muito mais lentas que os humanos.]

[Está tudo bem, ] Zorian pensou, certo de que a aranea iria entender. [Eu e Kael preparamos algumas surpresas para os perseguidores atrás de nós. Eles devem desacelerar os trolls o suficiente para alcançarmos a superfície. ]

[Ah. Um seguro contra mim, caso as negociações azedassem?] a matriarca supôs. [Você escondeu bem das minhas varreduras de superfície. Eu teria sido pega de surpresa se planejasse trair você. Por outro lado, acho que não poderia ter alcançado você se decidisse fugir, então seria um esforço desperdiçado, caso não houvesse trolls de guerra.]

[As informações sobre a velocidade das araneas são um pouco difíceis de encontrar nos livros humanos,] Zorian pensou com irritação, diminuindo a velocidade para deixar as araneas ultrapassá-lo. Eles estavam prestes a passar a primeira armadilha e ele não queria selar as araneas do outro lado do campo de força junto com os trolls. [Você não pode usar sua magia mental para pacificar essas coisas?]

Os trolls de guerra dobraram um canto em uma massa cheia de carne verde, uivando como lunáticos e agitando suas enormes espadas e maços como se fossem galhos, mas Zorian estava pronto naquele momento. Ele enviou um pulso de mana para o par de cubos próximos cobertos de sigilos e uma folha de força selou o corredor. Não duraria muito se um monte de trolls continuasse batendo nele, mas ele nunca contou que era um obstáculo intransponível em primeiro lugar.

[Infelizmente, quem os controlava aprendeu a proteger suas mentes contra nós após os primeiros conflitos,] respondeu a matriarca. [Não é infalível, mas não podemos separar suas defesas antes que eles nos esmaguem em polpa.]

Houve um barulho ensurdecedor atrás deles, e Zorian olhou de volta para a barreira para ver o que estava acontecendo. A visão que o cumprimentou trouxe um sorriso satisfeito aos lábios — parecia que os trolls não conseguiram deter seu impulso a tempo e colidiram de cabeça na barreira. 

Provavelmente porque o corredor meio estreito não permitia que os trolls avançassem em uma única linha e os que estavam na parte de trás não deixavam os da frente romperem a carga louca. Ou talvez eles só não reconhecessem o campo de força? Não importa, o ponto era que eles estavam todos emaranhados no chão em uma grande massa confusa e levariam algum tempo para se reorganizar. Isso deve dar a eles uma vantagem suficiente para escapar com facilidade, mesmo com as araneas lentas atrasando-os.

Só para ter certeza, ativou as próximas duas armadilhas de barreira, e também pegou dois cubos explosivos. Eram armas de desespero, verdade seja dita, e ele não tinha certeza se poderia ativá-los sem explodir junto com o alvo. Além disso, sabia que eles não tinham poder suficiente para incapacitar um troll, sendo projetados para lidar com alvos muito mais esquivos.

Zorian estava preocupado com a forma como eles contrabandeariam um trio de aranhas gigantes pelos guardas da entrada, mas ele não precisou se preocupar — araneas pareciam capazes de editar os sentidos de outras pessoas em tempo real, apagando sua presença na vítima. Zorian teve que admitir que não achava que a magia mental das araneas era tão… sutil. Parecia que ele ainda subestimou-as.

Mas de qualquer maneira, eles estavam de volta à superfície e em total segurança. Huh. Ele não esperava que tudo terminasse tão… bem. Quando percebeu que um bando de trolls estava atrás deles, esperava que estivesse indo para um reinício precoce. Parecia que coisas boas aconteciam com pessoas boas de vez em quando. Ainda assim, por mais feliz que estivesse em sua fortuna atual, sua conversa com a aranea ainda não havia terminado, então os quatro1 moveram-se rapidamente para um beco deserto para continuar sua conversa.

“Devemos estar seguros o suficiente para conversar aqui,” disse a matriarca em sua voz mágica. “Não consigo sentir a presença de mentes que não pertencem aqui. Nem mesmo aqueles malditos ratos cefálicos.”

“O quê?” perguntou Zorian.

“Outra criatura psíquica com a qual recentemente compartilhamos esta cidade,” ressaltou a matriarca. “Eles parecem muito com ratos comuns, exceto que o topo da cabeça parece ter sido serrado, deixando o cérebro visível.”

“Oh,” disse Zorian. “Na verdade, vi algo assim uma vez, na minha primeira vivência deste mês. Eu nunca desci aquela rua em nenhum dos reinícios subsequentes.”

“Boa decisão,” disse a matriarca. “É provável que eles estejam trabalhando para as forças de invasão. Eles só apareceram há pouco tempo e os trolls começaram a nos assediar quando tentamos exterminá-los.”

“Os ratos são inteligentes?” perguntou Kael. “Você parece estar sugerindo que eles são algum tipo de espiões, certo?”

“Eles são psíquicos, como nós,” disse a matriarca. “Suas mentes estão ligadas por telepatia umas às outras, formando uma inteligência coletiva. Sozinhos, eles são pouco mais do que ratos astutos, mas quanto mais se agrupam, mais inteligentes ficam. E mais fortes suas habilidades telepáticas se tornam. Eles são pequenos o suficiente para chegar a qualquer lugar e a morte de qualquer rato em particular é inconsequente. Cada um atua como um relé para toda a potência e inteligência de todo o enxame. São espiões quase perfeitos, melhores do que nós araneas. Como eu disse, tentamos nos livrar deles antes que pudessem entrar em nosso território… mas não conseguimos devido ao fato que eles não estavam trabalhando sozinhos.”

“Porcaria,” disse Zorian. “Com essas coisas correndo pela cidade, não é de admirar que os invasores estejam tão bem informados. Eles poderiam estar tirando informações da mente das pessoas sem que ninguém percebesse. Tudo o que precisam é encontrar uma pessoa que esteja a par de informações confidenciais e cuja mente esteja desprotegida, então podem abrir um buraco em todo o sistema.”

“Sim,” confirmou a matriarca. “Araneas podem fazer algo semelhante, mas não na mesma extensão. Comparado aos ratos cefálicos, somos grandes demais para nos mover com tanta liberdade através de assentamentos humanos, e nossos membros individuais não são tão dispensáveis quanto os camundongos individuais. Eles podem entrar em muitos lugares onde não podemos, especialmente os protegidos — alguns ratos de aparência divertida viajam pelas proteções defensivas de maneiras que aranhas gigantes não conseguem.”

Zorian franziu a testa quando de repente percebeu algo. Com esses ratos cefálicos à solta na cidade e trabalhando com os invasores, não havia como os organizadores da invasão permanecerem ignorantes do loop temporal em cada reinício. O próprio Zorian não anunciou muito sua situação, mas Zach já tinha. Às vezes, de maneira muito visível e explícita, se Zach não estivesse exagerando quando Zorian falou com ele. 

Então, quem controlava os ratos cefálicos sabia que Zach era um viajante do tempo em pelo menos alguns dos reinícios… e nunca fez nada a respeito. Zorian achou isso difícil de explicar. Ele só se recusou a acreditar no que seus agentes no terreno estavam dizendo a ele? Isso era estranho e desleixado, considerando o quão bem os invasores pareciam estar organizados.

“Um ponto interessante,” disse a matriarca, tirando-o de seus pensamentos. “Estou começando a entender por que você está tão relutante em lidar abertamente com esse Zach. Mas estamos nos distraindo aqui, dançando em torno do problema real. Você ouviu minha oferta, Zorian. Até agora, tenho sido muito generosa com minhas informações, mas receio ter que abaixar o pé agora. Quero uma resposta direta — você me deixará enviar um pacote de memória através de você ou não?”

Zorian suspirou. Que pergunta difícil. Ele queria — não, precisava — aceitar a oferta da matriarca… mas não confiava nela de verdade. E sério, como poderia? A magia mental era apenas a largura de um cabelo melhor do que a magia da alma em termos de potencial de abuso, e isso ocorreu apenas porque a magia mental tinha contadores bem estabelecidos, enquanto a magia da alma não.

“Você está pedindo muito,” reclamou Zorian.

“Eu ofereço muito,” respondeu a matriarca. “E além disso, estou assumindo um risco tão grande quanto você. Não tenho garantia de que você me encontrará a cada reinício e permitirá que recupere as memórias que guardei em sua mente. O que impede você de jogar junto por alguns reinícios, até obter tudo o que queria de mim e evitar com cuidado o contato comigo pelo resto do tempo? Nada. Dei um salto de fé e decidi confiar em você. É tão errado esperar um compromisso semelhante de você, por sua vez?”

Um breve silêncio desceu em cena quando Zorian digeriu suas palavras em sua cabeça. Ele supôs que havia algum mérito no que ela dizia, embora não comprasse a ideia de que ela arriscava tanto quanto ele. Seu risco era mais decisivo e imediato que o dela.

Ah bem. Sem dor, sem ganho.

“Tudo bem,” disse ele. “Eu concordo com seus termos.”

* * *

“Você é um homem mais corajoso que eu,” disse Kael enquanto voltavam sem pressa para a casa de Imaya.

Zorian esfregou a testa distraído em vez de lhe dar uma resposta adequada. Ele não sentia nenhuma diferença após o procedimento da aranea, para ser sincero. Kael estava preocupado com possíveis feitiços de comando inativos que a matriarca pode ter implantado junto com o pacote de memória, mas…

“Na verdade, eu tinha um motivo para pensar que poderia não ser tão perigoso quanto parecia,” disse Zorian por fim.

“Oh?” Kael pediu.

“Sim. Eu pesquisei as limitações da magia mental antes de irmos conversar com a matriarca, tanto o tipo de conjuração clássica quanto as habilidades telepáticas das criaturas mágicas conhecidas por usá-las. Até pedi conselhos a Ilsa e ao nosso instrutor de magia de combate. Eu provavelmente os deixei bem desconfiados, mas tanto faz. De qualquer forma, todo mundo parece concordar que mesmo os magos mentais especializados não podem reescrever o cérebro de alguém por capricho ou de maneira furtiva. Leva muito tempo e em resumo você precisa deixar a vítima inconsciente ou ela terá plena consciência do que você está tentando fazer com ela e lutará com tudo o que tem — de forma física e mental. Se a matriarca tentasse fazer algo terrível de verdade para mim, saberíamos com rapidez suficiente.”

“Não tenho muita certeza de ter feito muito por você, mesmo que tenha notado que o acordo foi ruim,” disse Kael. “Eu tenho algumas habilidades modestas de combate, mas duvido que sejam suficientes para combater três aranhas gigantes que estão a uma curta distância de mim.”

“Isso não importa,” disse Zorian, enfiando a mão no bolso para recuperar um de seus dois cubos explosivos não gastos. Ele segurava o cubo de pedra na palma da mão para que Kael pudesse vê-lo. “Tudo o que eu tinha que fazer era enviar um pulso de mana para eles e eu e a matriarca teríamos acabado em pedaços. Duvido muito que a matriarca possa ter me incapacitado mais rápido do que posso usar minha mana.”

“Suicídio?” Kael perguntou, parecendo surpreso. Ele balançou a cabeça. “Eu mantenho o que disse. Você é um homem mais corajoso que eu.”

“Como Zach me disse uma vez, o loop temporal distorce sua perspectiva de morrer,” disse Zorian, colocando o cubo de volta no bolso. Agora que pensou sobre isso, seu sistema de segurança improvisado o lembrou do sistema semelhante que protegia Zach do feitiço de fusão da alma do lich. Ele provavelmente deveria começar a carregar algo assim o tempo todo, só por precaução. Algo muito mais leve e menos perceptível do que dois grandes cubos de pedra.

“Ainda é possível que ela tenha usado algo menos abrangente do que uma reescrita de personalidade completa em você,” disse Kael após alguns segundos.

“Eu sei,” disse Zorian. “Mas você ouviu o que ela disse no final. O pacote de memória deve durar no mínimo um ano. Eu pretendo evitar a aranea nos próximos reinícios enquanto procuro uma maneira de examinar minha mente para essas coisas. Mesmo que a experiência mágica esteja além de mim, tenho certeza de que posso encontrar um especialista para contratar, para que eles possam dar uma olhada.”

“Ah. Boa ideia,” Kael assentiu. “Claro, isso significa que levará um tempo até que você possa questionar a matriarca de novo. Ela disse que não diria nada até que você entregasse as memórias à ela renascida no próximo reinício.”

“Um atraso aceitável,” Zorian deu de ombros. Não era como se ele não tivesse nada para fazer enquanto esperava, e Zach havia indicado que também passaria os próximos reinícios em Cyoria. Inferno, mesmo nesse reinício em particular, ele teve que ver o que Haslush faria sobre a invasão e o que Zorian poderia fazer para ajudá-lo. Se ele acabou ficando em Cyoria durante o festival de verão, é isso. Ele não tinha certeza se queria fazer isso, considerando tudo. “Então … você quer me dizer seu plano mestre para entrar nesse loop temporal agora ou mais tarde?”

“Mais tarde,” Kael resmungou. “Eu nem sequer resolvi todos os detalhes na minha cabeça ainda. Aranha estúpida e suas grandes mandíbulas…”

“Tenho certeza de que o discurso dela não envolveu mandíbulas de forma alguma,” disse Zorian. “Foi uma ilusão de som pura.”

“Sério? Meu feitiço de escudo mental não deveria me proteger dos efeitos da mente como ilusões, mesmo que sejam benéficas?” perguntou Kael, franzindo a testa em confusão.

“O feitiço da matriarca não mirou na sua mente. Criou ondas sonoras reais,” disse Zorian.

“Mas então é um feitiço sonoro, não uma ilusão, não?” Kael declarou mais do que pediu.

“Oficialmente, qualquer feitiço que crie um cenário falso é uma ilusão, independente dos meios que ele use para fazê-la. Muitas ilusões são feitas de luz e som reais, mas ainda são ilusões.”

“Isso é… inesperado e impreciso,” disse Kael.

“Eu entendo que é porque muitos feitiços estruturados reais de disciplinas ilusórias combinam ilusões mentais com… bem, vamos chamá-las de físicas. Em teoria, você poderia separar as duas em categorias diferentes, e muitos tentaram, mas no final a guilda dos magos de Eldemar decidiu apenas admitir a derrota e agrupá-las.”

  1. não tenho ctz se duas aranhas saíram na conversa, só assumam que Zorian, Kael, a matriarca e outra aranha estão aí, e que duas outras dispersaram-se[]
Picture of Olá, eu sou 444.EXE!

Olá, eu sou 444.EXE!

Comentem e avaliem o capítulo! Se quiser me apoiar de alguma forma, entre em nosso Discord para conversarmos!

Clique aqui para entrar em nosso Discord ➥