Capítulo 22
Tradutor: Otakinho
Jonathan foi trabalhar primeiro. O desenho que ele viu ontem deve ter deixado uma impressão nele, já que ele ficou na frente dele novamente.
“É detalhado. Você teria sucesso como ilustrador de manhwa. Existe algo que você não pode fazer? No entanto, por que você desenhou um monstro? Existe uma razão?”
Jonathan parecia estar avaliando arte e acariciando o queixo enquanto examinava o desenho centímetro por centímetro. Na verdade, ele parecia mais um psicólogo examinando uma mancha de tinta de Rorschach?!
“O tamanho é de cerca de trinta metros.”
“Você foi inspirado por Godzilla?”
Essa abominação era semelhante ao Godzilla, já que nem mesmo havia sido arranhada depois de ser atingida por uma ogiva termonuclear de 15 megatoneladas.
Os Oito Males e Oito Virtudes tiveram que unir forças pela primeira e última vez quando esse monstro apareceu, e eu assisti a batalha de uma televisão com uma péssima qualidade.
Jonathan, você perguntou por que eu desenhei este monstro. É porque esse Kaiju enorme me lembrava meus inimigos. Levaria mais vinte anos antes de vermos esse monstro novamente. Durante essa batalha, senti pavor existencial e minha própria insignificância de uma entidade que resistiu ao derradeiro poder tecnológico da humanidade, a Bomba Nuclear Térmica, e sobreviveu. Eu também senti a força vil dos Oito Males e Oito Virtudes, tanto me odiando pela sensação de alívio quando fomos salvos, quanto desprezando aqueles humanos que imitaram o monstro que eles lutaram, considerando aqueles Despertos menores e humanos simples como insetos. Pisou abaixo deles. Eu tinha certeza que desta vez acumularei uma riqueza inacreditável e mudarei o futuro completamente.
Os seres humanos são assim, eles precisam de um propósito e eu pendurei aquele desenho para me lembrar dos meus inimigos e dos meus objetivos…
“Você pode ficar com ele se quiser, já que posso desenhar outro.”
Tirei o desenho e entreguei a Jonathan. Se ele mantivesse isso até aquele dia, ele saberia naturalmente como eu poderia ter feito esse desenho. Como me tornei um “Gênio”. Não poderei me esconder de Jonathan depois daquele dia e precisarei de companheiros em quem possa confiar explicitamente, especialmente aqueles que foram Despertos.
“Você não se exercita muito, certo?”
“Cara musculoso, não me diga que negociar também é uma batalha física. Você não sabe que o exercício corrói a vitalidade? Existem partes do corpo humano que podem ser curadas e outras que não podem ser curadas. Por que você acha que os atletas morrem jovens? É porque…”
Deixei as desculpas de Jonathan passarem, já que o motivo pelo qual Jonathan passou nos testes de avaliação não era por causa de sua força ou resistência. Os malditos Testes de Prova eram um tabu entre os despertos. Houve incidentes que não puderam ser comentados após os testes, e tínhamos que fazer tudo e qualquer coisa para sobreviver, e a cada momento testava nossa humanidade.
A razão pela qual tantos despertos tinham personalidades distorcidas pode ter sido tão simples. Jonathan foi um sobrevivente que viveu apesar de ter habilidades físicas normais. No entanto, pessoas como ele eram astutas.
Embora Jonathan provavelmente tenha adquirido esses instintos de Wall Street, ele mudou depois de me conhecer. Eu precisaria treiná-lo bastante quando chegasse a hora, para que ele não ficasse para trás durante os testes de avaliação.
***
“De qualquer forma.”
Jonathan abriu a porta de uma sala diferente. Ele parecia ter explorado nosso escritório enquanto esperava por mim. O escritório estava dividido em dois espaços. Uma era minha sala de academia pessoal com minha mesa pessoal, equipamento de academia e desenhos que interessaram a Jonathan. A outra era a sala de informática que guardava nossas armas. Havia dez mesas, e cada uma tinha um computador, cinco monitores e uma conexão à Internet com a Bolsa de Valores de Nova York.
Com outros equipamentos, a sala parecia o centro de operações de um grande banco. Os homens no elevador também trabalhavam em um espaço como este.
“Onde está minha mesa?”
Jonathan me perguntou.
“Metade do quarto é seu e vale 25 bilhões de dólares.”
Jonathan entendeu imediatamente o que eu estava dizendo.
“Não haverá mais pessoas, certo?”
“Sim, não deverá haver.”
Por que deveríamos mostrar aos outros como escondemos os fundos, quando passamos por tantos problemas para ofuscar os rastros? Jonathan e eu negociaríamos com vários nomes de empresas fantasmas de agora em diante a partir desses dez computadores.
“No entanto, não será tão duro como antes.”
“Tudo bem, vamos conversar sobre isso.”
Jonathan se sentou em uma cadeira e me encarou.
“Estou planejando limitar a alavancagem ao mínimo.”
“Isso é bom. A situação mudou.”
Não foi por causa do grande aumento de fundos. Eu fiz a escolha porque a história estava mudando com a nossa intervenção. Como o baht havia caído em uma escala maior do que no passado, a Coalizão de Fundos da Hedge e os investidores foram mais agressivos no ataque ao sudeste asiático. O peso das Filipinas, o ringgit da Malásia e a rupia da Indonésia foram esmagados simultaneamente e não em sucessão. Os eventos estavam acontecendo mais rápido do que na história anterior.
Eu não poderia usar o método de adivinhar a data exata para usar a alavancagem máxima novamente. Embora eu não pudesse mais prever os eventos com exatidão, não me arrependia.
Já havia ganho 50 bilhões de dólares do bolso dos investidores e, embora houvesse mudanças de datas e números, a tendência geral era a mesma.
Era por isso que eu não estava tentando explorar os investidores que estavam batendo na porta dos fundos de Hong Kong desde o início de agosto. Eu estava antecipando os acontecimentos de outubro de Hong Kong, quando os ataques dos investidores atingiram o máximo, essa era a nossa chance.
“Você pode adivinhar pela situação em curso. Os investidores escolheram Hong Kong como sua próxima meta e iniciaram as operações conforme esperávamos.”
“Os atacantes vão sangrar.”
Jonathan disse a conclusão primeiro, e seu tom era cheio de confiança. Eu vi a expressão que eu tinha visto quando Jonathan olhou para trás em seu apogeu em 1997 em Hong Kong no futuro. Eu aceitei isso.
“Dadas as circunstâncias, a China não vai intervir.”
“Tem mais uma coisa, Sun. Os atacantes acreditarão que o governo de Hong Kong fará de tudo para proteger o mercado de ações”.
“Você não acha, Jonathan?”
“Hong Kong está familiarizado com as estratégias ofensivas de Wall Street e tem o maior número de elites depois de Tokyo na Ásia. Além disso, Hong Kong estava sob domínio britânico até o mês passado e eles sabem como pensar como os agressores. Eles também têm resistência, pois têm cerca de 100 bilhões de dólares em suas reservas de moeda estrangeira.”
Ele foi preciso e Jonathan provou por que seu apogeu foi em 1997 em Hong Kong. Ser capaz de pensar como um inimigo era tão importante quanto conhecer a si mesmo. A razão pela qual fui capaz de irritar os Oito Males e Oito Virtudes com minhas habilidades de baixo nível foi por causa disso, já que fui capaz de prever o que eles fariam até certo ponto.
“É verdade.”
Cruzei os braços e acenei com a cabeça para sinalizar que Jonathan deveria continuar. No entanto, ele havia terminado. Embora Jonathan tenha adivinhado corretamente a tendência, ele não foi capaz de entrar em detalhes. Era inevitável, pois o método de Hong Kong para se defender dos investidores estava além da imaginação.
“Vou te fazer uma pergunta. O único método de se defender contra os ataques é aumentar a taxa de juros, e o mercado de ações inevitavelmente quebraria com isso. Hong Kong pode resolver essa contradição?”
“Sim eles podem. É Hong Kong, e os investidores não podem dividi-los, Sun.”
“Não, eles não podem. É certo que o mercado de ações entrará em colapso quando a taxa de juros for aumentada”.
No entanto, os olhos de Jonathan não tremeram, pois ainda tinha certeza de que Hong Kong poderia se defender. Seu rosto dizia que ele pensava que embora não soubesse o método exato, os atacantes não conseguiam invadir Hong Kong.
“Sun, você está pensando em apostar que os atacantes… vencerão?”
“No final, o governo de Hong Kong abolirá o sistema de câmbio fixo para proteger o mercado de ações, o dólar de Hong Kong cairá e eles obterão o lucro.”
“Naquele…”
“O Mercado de Ações de Hong Kong é a única rota que a China tem para o mundo capitalista, e Hong Kong tem que proteger seu mercado de ações a qualquer custo. É o futuro da China.”
“Até desistindo de seu mercado de câmbio estrangeiro?”
O tom de Jonathan era melancólico, já que eu estava indo na direção oposta a dele.
“Sim. Se Hong Kong tiver que desistir de seu mercado de ações ou de câmbio estrangeiro, desistirá de seu mercado de câmbio estrangeiro.”
O abandono de seu mercado de câmbio estrangeiro por Hong Kong significava que os atacantes ganhariam.
“Sun, você realmente acredita nisso?”
Não tinha pensado em testar Jonathan, pois já o havia testado várias vezes. Quando os quarenta mil se tornaram 200 milhões, quando os 200 milhões se tornaram 50 bilhões, e quando aqueles dólares foram divididos em várias empresas de papel, ele poderia ter me afastado todas as vezes.
Embora eu não tivesse caído com facilidade, ele não o fez e passou em todos os três testes.
“Há um ditado que nós, coreanos, costumamos dizer.”
“O que você está falando?”
“Você tem que me ouvir até o fim. Hong Kong desistir do mercado de câmbio estrangeiro em vez de seu mercado de ações seria o que os atacantes estão pensando.”
“Estou surpreso.”
“Você está certo. Hong Kong pode pensar assim, o que significa que a resposta é evidente.”
“Então, Sun, você está dizendo…”
“Se eu fosse o governo de Hong Kong, desistiria da bolsa em vez do mercado de câmbio, a um nível extremo que ninguém poderia esperar. Eles vão aumentar a taxa de juros de curto prazo ao máximo.”
Eu levantei três dedos.
“Um aumento de 3%?”
“Não, 300%.”
O rosto de Jonathan se contraiu.
“300%? 300%! Sun, eu acredito em tudo o que você diz, mas não desta vez. Isso é louco. Uma criança não faria isso.”
Sim, se alguém lesse Economia para Leigos, você poderia saber como essa ideia era maluca. No entanto, Hong Kong faria exatamente isso.
“Jonathan, Hong Kong destruirá seu mercado de ações com as próprias mãos.”