O interesse de Lith realmente foi despertado, então ele deixou Nana continuar, guardando suas perguntas para depois.
“Com base no desempenho do aluno, ele pode ganhar ou perder pontos…”
“Pontos individuais ou pontos de grupo?” Lith se sentiu tão idiota. Ele nem tinha terminado seu pensamento anterior quando já tinha sido forçado a se contradizer.
“Juro que, se houver algum tipo de competição familiar retardada, vou tirar todas as dúvidas que tive sobre minha escolha.” Ele pensou.
Nana ergueu as sobrancelhas em descrença.
“Você ao menos se lembra do que eu te disse da última vez sobre as academias e seus alunos? Se você colocasse um pedaço suculento de carne na frente de feras ferozes e famintas, você esperaria que elas cooperassem para consegui-la?
Não! Eles preferem arrancar o coração um do outro e comê-lo. Claro que o sistema de pontos é individual. É muito parecido com o sistema de mérito, mas em vez de ganhar crédito do Reino, você ganha da própria escola.
Os pontos são a única moeda permitida dentro da academia, e com eles, você pode comprar muitas coisas. Poções mágicas, itens encantados e até ingredientes raros para seus experimentos. Obviamente, quanto maior o valor, maior o preço.”
Após a longa pausa, Lith presumiu que ela havia terminado e estava esperando suas perguntas.
“O que são poções mágicas? É a primeira vez que ouço falar delas.”
“Poções mágicas são como feitiços especiais em um frasco. Os mais básicos são semelhantes a feitiços de cura, mas entre a enfermaria e o fato de que todos sabem magia de luz, elas raramente são compradas.
As poções mais preciosas são aquelas que permitem que o usuário fique temporariamente mais rápido, mais forte ou até mesmo endureça sua pele caso suspeite que será forçado a uma luta corpo a corpo.”
“E as poções de mana?”
“Mana o quê?”
“Não existe algum tipo de poção para restaurar rapidamente a mana de alguém?”
Nana riu muito.
“Garoto, o conhecimento é compartilhado voluntariamente. Se algum mestre Alquimista descobrisse algo assim, ele guardaria para si. Pelo menos é o que eu faria.”
Lith ficou desapontado, as poções pareciam uma imitação pobre de sua magia de fusão.
“Eles não são apenas itens consumíveis, mas você ainda tem que perder seu tempo para carregá-los e repor seu suprimento quando necessário. Além disso, magos falsos nem têm algo como Revigoração.
A única coisa boa sobre poções é que eu posso fingir que as uso enquanto uso magia de fusão. Fora isso, elas não são muito interessantes.” Ele pensou.
(NOTA: Revigoração é a técnica de respiração que permite que Lith recupere rapidamente mana e resistência, a ponto de ele conseguir passar meses sem precisar dormir.
Quanto mais ele usa, menos duram seus efeitos. A única maneira de redefinir seus efeitos é realmente dormir. Veja o capítulo 8 para mais detalhes)
“Eu entendo.” Foi o que ele realmente disse em voz alta.
“Que tipos de itens mágicos podem ser comprados?”
“Toda academia tem pelo menos dez Mestres de Forja como residentes. Eles agem como professores e pesquisadores no campo mágico.
Eles geralmente colocam seus trabalhos menores à venda, mas às vezes podem trazer itens mágicos de alto nível. Especialmente quando a academia quer agitar uma corrida de ratos, como logo antes dos exames finais.
Os itens mais úteis que eu tinha eram um amuleto dimensional e anéis de nível um a três. O amuleto dimensional me permitia levar o que eu precisasse sem sofrer com seu peso, enquanto os outros anéis eram capazes de armazenar magias do mesmo nível, permitindo um lançamento instantâneo.”
Lith não deixou de notar o uso estrito do pretérito ao se referir às posses dela. Ele sentiu pena dela, mas em vez de elogiá-lo, o discurso dela estava tendo o efeito oposto.
“Um amuleto dimensional? É algum tipo de item mágico de armazenamento?” Ele se fez de bobo.
Nana assentiu.
“Brilhante como sempre. Sim, anéis dimensionais e amuletos podem armazenar qualquer coisa inanimada até um volume fixo de espaço, independentemente do peso.
A classe mais baixa tem apenas alguns metros cúbicos disponíveis, a classe mais alta pode armazenar até 50 metros cúbicos. O tamanho de uma casa pequena inteira.”
A sensação de decepção estava ficando mais profunda.
“Solus, quanto nossa dimensão de bolso pode armazenar?”
“No momento, o armazenamento pode comportar três vezes mais do que a chamada classe mais alta e ainda está se expandindo. O espaço da biblioteca, ou Soluspedia, como você o chama, agora tem cerca de trinta metros cúbicos de tamanho. E também está se expandindo.”
A cara de pôquer de Lith era boa, mas não tão boa assim. Nana podia ver que ele não estava nem um pouco impressionado.
“O que há com essa cara? Você não entende que tudo o que você ganha durante os estudos, você fica com ele depois de se formar? Você tem ideia de quão difícil e caro é comprar até mesmo o item mágico de nível mais baixo?”
Lith fechou os olhos enquanto esfregava a testa.
“Como posso fingir estar interessado em algo que já tenho ou que posso fazer melhor? Claro, essas coisas me ajudariam muito a manter minha verdadeira magia escondida. Sempre que eu empregar um lançamento instantâneo, eu poderia usar os anéis como uma cobertura. Mas é isso.”
Sendo um mentiroso especialista, Lith sabia quais eram seus limites. Então, ele mudou de assunto.
“O trabalho do Mestre de Forja parece realmente interessante. É possível se especializar em tal campo? É preciso também ser ferreiro para se tornar um Mestre de Forja?”
“Sim, está entre as escolhas disponíveis. E não, a ferraria não é necessária. Um Mestre de Forja não cria nada, ele apenas imbui objetos com propriedades mágicas, seja um anel, um amuleto, uma cadeira ou até mesmo um vestido de dia.
Eles não conseguem dominar todos os trabalhos de artesãos. A maioria deles prefere aprender apenas o básico de seu ofício favorito. Então, um Mestre de Forja especializado em anéis saberá algo sobre ourivesaria1, e assim por diante.”
“Isso é realmente interessante.” E pela primeira vez Lith não estava apenas fingindo.
Dos três tópicos, os únicos que realmente o interessavam eram os livros e as especializações. Com um suprimento infinito de conhecimento, ele podia facilmente recriar ou inventar todos os tipos de feitiços com magia verdadeira.
Mas isso ainda era algo que ele poderia descobrir por si mesmo, com tempo e experiência. Tornar-se um Mestre de Forja, em vez disso, seria um tesouro inestimável para ele.
Lith não tinha conhecimento sobre tais artes, por isso ele nunca conseguiu compreender nem o básico sem alguma ajuda externa.
Depois de descobrir os princípios básicos da forjaria, combinando-os com a magia verdadeira e a biblioteca da academia, ele seria capaz de desbloquear infinitas possibilidades.
Só as ideias sobre itens mágicos que lhe vinham à mente naquele momento eram suficientes para lhe dar uma descarga de adrenalina.
Infelizmente, quando sua animação estava no auge, um pensamento repentino lhe causou arrepios na espinha.
“Antes de criar muitas esperanças, você pode me explicar como alguém faria para ganhar pontos? Não existe nenhuma tolice como desafios diários entre alunos, torneios ou algo assim, certo?”
Nana riu muito.
“Essa é uma ideia tão idiota! Nem os rumores mais loucos iriam tão longe. Caso contrário, eles seriam chamados de cemitérios mágicos em vez de academias. Já há violência suficiente por aí.
Se algum diretor começasse a recompensar os alunos por seu comportamento violento, apenas uma dúzia de magos se formariam a cada ano, e ninguém faria seus filhos se matricularem. Um campo de batalha de guerra seria um ambiente muito mais seguro.”
Lith finalmente pôde suspirar aliviado, uma de suas maiores preocupações havia acabado de desaparecer.
“Os pontos são ganhos principalmente por meio do desempenho do aluno em sala de aula e durante exercícios práticos. Qualquer feito que beneficie a academia, como compartilhar magias pessoais, dá pontos adicionais.
Mas a verdadeira mina de ouro são os exames trimestrais e as finais. Todos os pontos podem ser convertidos a qualquer momento, mesmo após a graduação bem-sucedida, é por isso que há tanta competição pelas primeiras posições.
Mas cuidado. Mesmo que a disciplina não lhe dê pontos extras, ela pode facilmente fazer você perder muitos deles. Além de falhar repetidamente nos testes, é a única maneira de diminuir sua pontuação.
Se for negativo, você será forçado a compensar devolvendo tudo o que você já comprou. Foi assim que perdi tudo o que eu tinha.”
Nana suspirou, sua voz cheia de tristeza e arrependimento. Ela atormentou seu pescoço onde seu amuleto dimensional provavelmente costumava estar.
O Conde Lark interveio, explicando o motivo de esconderem tais coisas dele.
“Não contamos nada disso antes para evitar que você ficasse estressado e também para que você não criasse muitas expectativas sobre o seu futuro, caso não conseguisse entrar.
A maioria dos candidatos é rejeitado. No passado, quando tal conhecimento era publicamente disponível, havia inúmeros suicídios entre os jovens que não conseguiam suportar a pressão ou lidar com o fracasso.
Especialmente para aqueles de origem humilde, ser admitido em uma academia de magia é a única maneira de escapar de seu destino. Em menor grau, o mesmo poderia ser dito para os filhos de nobres e mercadores que não estão na linha de sucessão.”
“Eu posso ver isso acontecendo. Mas, honestamente, não vejo sentido em me contar tudo isso. Não é como se eu tivesse sido rejeitado por falta de tentativa.” Lith mentiu.
“O que você espera que eu faça? Viajar por todo o Condado procurando por bestas mágicas? Causar desastres só para poder resolvê-los? Honestamente, não acho que haja qualquer quantidade de méritos que possa mudar minha situação.”
O Conde balançou a cabeça.
“Não esperamos que você faça nada além do seu melhor. Você passou anos tentando me dissuadir de não mandá-lo para a academia, e não pense que não notei sua total falta de entusiasmo durante nossa viagem.
Você passou o tempo todo agindo como se fosse tudo sobre outra pessoa, alguém com quem você não se importava. Você não se defendeu, você só queria sair daquela sala!”
“Bem, talvez você esteja certo. Mas talvez eu só quisesse evitar que a Diretora te matasse na hora. Além disso, você foi quem me disse para ficar quieto. Teria sido mais do que estúpido jogar lenha na fogueira.” Lith não estava mentindo.
Naquele momento, quando viu os olhos da Diretora sobrecarregados de mana, ele ficou seriamente preocupado com o destino da família Lark e decidiu arrastar o Conde para longe o mais rápido possível.
“Entendido. Você está certo.” O Conde Lark sentou-se com uma expressão deprimida.
“Resumindo, ainda temos algumas cartas para jogar. Muito provavelmente, nada sairá delas. No entanto, se por algum acaso tivermos sucesso, precisamos que você faça mais do que ficar sentado na lateral do campo. Esse é o ponto.”
- A ourivesaria é a arte de trabalhar com metais preciosos, na fabricação de joias e ornamentos[↩]