“Morte da Víbora, Advento das Escrituras. Transferência de esperança, Preservação da Centelha.”
“Esta lenda é sobre o Herói Phecda, Gu Jun. Aconteceu durante o século passado na Terra, na época, o mundo havia mudado, muitas pragas horríveis devastaram nosso mundo ancestral. Para procurar o remédio que poderia curar todas as doenças, o Herói Phecda entrou nas Terras Oníricas com a Deusa da Esperança. Eles chegaram à Ilha da Mansão Gigante e derrotaram uma víbora que era tão alta quanto um gigante. O Herói Phecda usou o bisturi para abrir o estômago da víbora para encontrar o remédio e os Sete Livros Crípticos de Hsan dentro de seu estômago! Acontece que o monstro previu sua chegada, então engoliu os itens de antemão.”
Pavão tentou manter seu tom de voz, mas Malaquita estava ficando animada com a recontagem da história. A luta épica entre o Herói Phecda e a Deusa da Esperança com a víbora gigante! Esta era uma história que eles poderiam ouvir para sempre. Mas, por outro lado, as sobrancelhas de Gu Jun franziram levemente…
“Mas a víbora astuta não estava totalmente morta, quando o Herói Phecda estava verificando o remédio, deu uma mordida sorrateira nele.” Pavão suspirou. “O veneno foi inserido no corpo do herói, ele poderia ter usado o remédio para se salvar, mas isso significava que o mundo ancestral não seria salvo. O Herói Phecda não usou o remédio, mas reuniu o último vestígio de seu poder para abrir um buraco de minhoca dimensional. Ele fez a Deusa da Vida retornar com o remédio e o livro de feitiços enquanto permaneceu para sempre nas Terras Oníricas 1… enterrado na ilha da mansão gigante.”
Pavão estava pintando um belo quadro com suas palavras. Seu tom assumiu uma cadência mais profunda enquanto recitava as famosas últimas palavras que o Herói Phecda tinha para a Deusa da Esperança: “Há esperança com as escrituras, e com esperança vem a chama e essas chamas um dia iluminarão o mundo. Esse sempre foi o ensinamento e a inspiração para nosso povo”. Gu Jun ouviu em silêncio, mas o problema foi… ‘Eu definitivamente não disse nada remotamente parecido com isso’.
“O Herói Phecda tem muitos núcleos de sabedoria que ele deixou em seu legado.” Pavão continuou: “Eles são a fonte de energia que mantém nosso povo funcionando”.
“Um verdadeiro guerreiro é corajoso para enfrentar qualquer medo em seu rosto.” Malaquita disse solenemente com fogo em seus olhos.
Gu Jun sentiu seu estômago revirar. Ele deu um longo suspiro e sentiu a respiração ficar presa na garganta. “Tem certeza de que tudo isso é verdade?”
“Estas são todas as lendas que são de conhecimento comum para o nosso povo.” Pavão respondeu. “Foi o que nos disseram.” Como as lendas eram, ela não ousava dizer que o que eles ouviram era a extensão de toda a verdade.
“Eles têm que ser.” Malaquita, porém, tinha uma fé mais profunda do que seu parceiro. “Claro que eles são.”
No entanto, mesmo para o jovem, quando questionado, ele teve que admitir que não havia como confirmar que as histórias de 300 anos atrás eram verdadeiras.
Além disso, Gu Jun reconheceu que o legado verbal acrescentaria mais embelezamento ao processo de recontar. Haveria exagero e toque pessoal até que a história se tornasse um elemento fixo na consciência coletiva do grupo. Essa história do Herói Phecda indo para as Terras Oníricas para encontrar algum tipo de cura milagrosa não era tão diferente da história de Gilgamesh indo para o submundo para encontrar a droga da imortalidade…
Se Pavão estivesse dizendo a verdade, então esse Herói Phecda assumiria o status de alguém como Yu, o Grande, ou Gilgamesh em sua cultura. Mesmo que a lenda não seja 100% verdadeira, ela refletiria parte da verdade: Gu Jun e Wu Siyu de fato chegaram às Terras Oníricas, derrotaram seu inimigo e, no final, Gu Jun ficou e Wu Siyu retornou com os itens.
“E então?” Ele perguntou: “O que aconteceu depois?”
“Os Sete Livros Crípticos de Hsan deram início à última era dourada do mundo ancestral.” Pavão continuou, “era tempo de paz e desenvolvimento. A aliança sobrenatural global foi formada e reuniu as elites de todos os países. Eles se revelaram ao público, que segundo a lenda somava vários trilhões de pessoas”.
“Eu não diria vários trilhões, mas havia pelo menos vários bilhões”. Gu Jun pensou. ‘Aliança Global Sobrenatural?’ Ele ouviu o Ancião Tong mencionar que Phecda impulsionaria a cooperação internacional para formar uma organização global, mas os países se uniriam tão facilmente? Especialmente em tempos de paz? Gu Jun tinha suas dúvidas, isso provavelmente era outro exagero ou uma confusão na linha do tempo.
“Foi uma era de heróis e heroínas! As elites de todo o mundo herdaram o espírito do Herói Phecda, obtiveram o poder dos Sete Livros Crípticos de Hsan e levaram o povo a derrotar o mal sobrenatural e derrubar todos os vilões.” Pavão disse com orgulho, mas como isso era uma tragédia, quando ela chegou ao desfecho, seu rosto desmoronou: “Depois que a era de ouro terminou, veio a era do colapso…. Primeiro foi a epidemia da Doença dos Pulmões Sangrentos. Segundo a lenda, a doença era transmitida pelo ar e, uma vez infectada, a vítima pereceria em poucos dias”.
O coração de Gu Jun se apertou imediatamente. Doença transmitida pelo ar, rápida disseminação da epidemia… ele sabia muito bem o que isso significava…
“Doença dos Pulmões Sangrentos? Por que isso é chamado assim?” ele perguntou quando um lampejo de sombra cruzou sua mente, a hemoptise que destruiu a civilização estrangeira.
“Segundo a lenda, a doença afetaria os pulmões do paciente antes de se espalhar para o resto do corpo.” Pavão não pôde dar mais detalhes sobre os sintomas porque ela também não sabia. “No final, os pacientes morreriam de tosse com sangue.”
‘Tosse sangrenta…’ Gu Jun se inclinou contra a cadeira e fechou os olhos cansado. ‘Mas a hemoptise não deveria ser transmitida pelo ar… Ela sofreu uma mutação quando chegou à Terra ou isso é outro embelezamento na lenda?’ Em qualquer caso, Gu Jun acreditava que esta Doença do Pulmão Sangrento era definitivamente hemoptise. ‘Então, na história da Pavão, a hemoptise ainda vai devastar a Terra no futuro, ou pelo menos o futuro da minha linha do tempo? Será a realização do Culto da Vida Após a Morte?’
“Houve duas outras epidemias durante a era do colapso.” A voz de Pavão diminuiu. “A primeira foi a Doença da Petrificação que transformaria as pessoas em pedra e a outra é a Doença da Escama Mutante que transformará a pele da vítima em escama de peixe antes que ela se quebre.”
O coração de Gu Jun afundou ainda mais. ‘Várias epidemias ao mesmo tempo? Escama de peixe? Se isso fosse apenas uma descrição da aparência de alguém, então havia uma doença de pele atualmente existente chamada ictiose vulgar. Uma mutação desta doença pode ser responsável pela Doença da Escama Mutante… Mas como se transformaria em pedra? Isso é um efeito de um feitiço? Porque a petrificação é biologicamente impossível. Ou ‘transformado em pedra’ é mais um discurso figurativo? Poderia significar imobilização… como Síndrome do Encarceramento?’
“O que você quer dizer com se transformar em pedra?” Ele perguntou: “De que tipo de pedra você está falando?”
“Erm…” Ambos Pavão e Malaquita estavam confusos. Malaquita respondeu com irritação: “Pedra é pedra, o material usado para fazer estátuas”.
“O poder de um mortal,” Atal suspirou, “ainda é muito insignificante.”
“Desde sua descoberta até sua disseminação por todo o mundo, o tempo necessário foi muito curto.” Vendo que o homem pesadelo ficou em silêncio, Pavão aproveitou a deixa para continuar por conta própria. “Em menos de um ano, todas as cidades entraram em colapso, o mundo inteiro desmoronou em morte e caos. Os heróis da aliança trouxeram todos os sobreviventes para montar o último baluarte no pólo sul chamado ‘A Cidade Centelha, mas o vento ártico não foi refúgio contra a doença, no final… as Dez Mil Centelhas migraram para o Planalto de Leng.”
A mandíbula de Malaquita estava apertada, ele não suspirou ou disse nada, ele estava prestando respeito à perda da era de ouro da humanidade.
“OK.” A mente de Gu Jun estava confusa. Ele olhou para os dois e os observou de perto, quanto mais ele sabia, mais desconhecido ele se sentia…
Não, esses dois não eram asiáticos. Os detalhes que ele não percebeu nos últimos dias agora vieram à tona. Eles tinham características mestiças com influência genética majoritariamente asiática. A migração global garantiria que… Gu Jun podia ver que eles não estavam mentindo, mas isso não ajudou a esclarecer sua mente. Pavão estava prestes a continuar sua história sobre o que aconteceu com as Dez Mil Centelhas depois que eles chegaram as Terras Oníricas, mas Gu Jun a impediu. Ele perguntou com uma carranca. “A Deusa da Vida que você mencionou, o que aconteceu com ela então?”
- Vou trocar Terras ‘dos Sonhos’ por ‘Oníricas’, achei que fica mais bonito.[↩]