“A Deusa da Esperança faleceu antes do tempo.” Arrependimento se infiltrou na voz de Pavão. “De acordo com a lenda, ela entrou em um sono permanente um dia na era de ouro. As pessoas diziam que seu coração estava partido quando ela se separou do Herói Phecda na ilha da mansão gigante. Mas a esperança que ela deixou para trás nunca se quebrará e o fogo que ela alimentou nunca se extinguirá também.”
“De fato.” Malaquita assentiu seriamente: “Com a centelha vem a esperança.”
Gu Jun pressionou por mais detalhes sobre essa lenda, mas não havia mais nada que Pavão pudesse dar, o resto já havia se perdido no rio do tempo. Ele então se voltou para dentro: ‘Por que Yu de mente suja não conseguiu acordar? Ou isso é outro exagero dessa história? O coração partido pode se referir a parada cardíaca? Mas a Yu de mente suja não tem problemas cardíacos, pelo que eu saiba… Depressão? Com meu entendimento dessa garota, ela não é do tipo que será derrotada tão facilmente. O coração dela não é tão fácil de quebrar… Espere, sono permanente…’ Um arrepio percorreu seu corpo, ‘Sim, sonho, ela deve ter entrado nas Terras Oníricas.’
“Jun de mente suja? Jun de mente suja? Dizem que você está morto e estão lendo seu testamento. Agora é a hora de corrigi-los por seu erro.” Gu Jun lembrou que ele parecia ter ouvido esta proclamação de Wu Siyu quando sua mente ainda estava em um estado caótico. Se aquela era realmente a voz dela, então essa garota tinha… uma compreensão aparentemente diferente de sua ‘morte’ em comparação com a outra pessoa. Obviamente Phecda deve ter dominado algum tipo de método para enviar as pessoas mentalmente para as Terras Oníricas ou então Ancião Tong e o resto não teriam aparecido durante sua luta com a Mansão do Pesadelo. Yu de mente suja teria insistido em retornar às Terras Oníricas para procurá-lo, provavelmente precisando ver seu corpo real para aceitar a verdade de que ele havia morrido. Ela pode não ser capaz de entrar fisicamente nas Terras Oníricas, mas pode fazê-lo mentalmente.
Com seu talento em parapsicologia, ela poderia falhar nas primeiras vezes, mas eventualmente teria sucesso. No entanto, se algum acidente acontecesse com sua projeção mental quando ela estava dentro das Terras Oníricas, isso confirmaria a lenda de que ela “sucumbiu ao sono eterno”. Quanto mais Gu Jun pensava sobre isso, mais preocupado ele ficava. Ele realmente não queria que nenhuma tragédia acontecesse com ela. Além disso, foi ele quem colocou a culpa de ser a sobrevivente em Siyu, privando-a de sua habitual indiferença a tudo… Baseado na lenda, algo ruim aconteceria com ela em breve.
A Era Dourada, a era do colapso, exatamente quando eles aconteceram? Em que ano foi? Quanto tempo eles duraram? Indagar ele fez, mas Pavão balançou a cabeça em resposta. Havia muitas variações nas histórias, elas variavam de alguns anos a várias centenas de anos. Percebendo que não obteria mais detalhes sobre o velho mundo, decidiu ignorá-lo por enquanto e pediu a Pavão que continuasse sua história sobre as dez mil centelhas no Planalto de Leng…
Essas histórias estavam mais próximas da linha do tempo atual, então a recontagem de Pavão delas era muito mais detalhada e crível. No entanto, para Gu Jun, era completamente desconhecido, ele teve dificuldade em memorizar aqueles nomes de locais estranhos, longos e desconhecidos. Mas ele tentou ao máximo prestar atenção para procurar possíveis pistas. No final, porém, foi tudo uma névoa para ele.
“Senhor Homem Pesadelo, isso é tudo.” Pavão concluiu, sua voz estava ficando seca com a longa história.
“Qual é a sua posição dentro da sua tribo?” Gu Jun perguntou: “Quantas informações confidenciais você conhece?” Isso não significava que Gu Jun pensava que ela estava mentindo, talvez ela estivesse sendo enganada em primeiro lugar. Pavão ficou um pouco assustado, mas ela entendeu a suspeita do homem. Ela respondeu com orgulho: “Tanto Malaquita quanto eu somos ‘Guerreiros Phecda’ da tribo, sabemos mais do que o suficiente. Mas em nossa tribo, os membros da tribo mais experientes são os ‘professores’.”
“Oh?” As sobrancelhas de Gu Jun franziram. Parece que os professores se tornaram padres neste mundo. Gu Jun pessoalmente não acreditava que jovens como Pavão conheceriam todos os detalhes históricos, poderia haver alguns segredos e verdades que só foram herdados pela pessoa-chave central da tribo. Informações que não beneficiariam o resto da tribo caso eles soubessem. Informações que destruiriam sua crença e causariam disparidade. Talvez alguns dos Professores soubessem que Gu Jun não havia dito nenhuma dessas coisas antes, mas como Pavão disse, essas palavras se tornaram seu guia espiritual, então não importava se elas realmente saíam de seus lábios. Se ele tivesse a chance, Gu Jun teria que pedir mais detalhes desses professores.
“Venerados senhores, a sobrevivência do nosso povo está agora em jogo!” Pavão se virou para o homem de pesadelo e depois em Atal, implorando sinceramente: “Precisamos dos Manuscritos Pnakóticos, sem seu poder, não seremos capazes de sobreviver à invasão dos Ossarians”.
“Aiz.” Atal suspirou uniformemente, seu rosto enrugado estava tão calmo como sempre. “Se você deseja discutir o aprendizado dos Sete Livros Crípticos de Hsan comigo, então ficarei mais do que feliz em compartilhar meu conhecimento com você, mas os Manuscritos Pnakóticos são apenas rumores ridículos entre as pessoas, é apenas um desperdício de tempo de você ter vindo aqui.”
“Venerado Ancião”. O rosto de Pavão caiu quando ela caiu de joelhos. “Desta vez é diferente, nosso povo está esperando que voltemos para salvá-los!”
Malaquita seguiu o exemplo. Sua mandíbula estava apertada de emoção. “Ancião Atal, passamos 30 anos construindo tudo o que somos, por que você não pode nos dar uma mão?” 30 anos atrás, eles ainda não nasceram. Se a tribo tivesse crescido forte até então, sua infância não teria sido tão cinzenta, e sua adolescência não teria sido tão difícil. Eles não queriam que sua geração futura sofresse o mesmo destino que eles… Isso se seu povo pudesse sobreviver ao genocídio iminente.
Em sua crise, eles teriam que voltar com a cura milagrosa e o tomo assim como o Herói Phecda e a Deusa da Esperança fizeram para que a centelha pudesse continuar queimando.
“Por favor, não seja assim.” Atal suspirou enquanto desviava os olhos. “Eu ouvi falar dos Manuscritos Pnakóticos quando estudei com Barzai, o Sábio. Segundo a lenda, o livro está enterrado dentro de uma biblioteca dentro de uma das cidades em ruínas de Lomar Congelado. Tenho certeza que você já percebeu o problema. Esta é apenas uma lenda, uma cópia daquelas outras lendas sobre algum tipo de tesouro dentro de uma cidade submersa no fundo do oceano. Mesmo que o livro exista, não está aqui.” Atal deu de ombros: “Como eu disse, fique à vontade para vasculhar o templo e a torre se você não acredita em mim.”
Gu Jun olhou para a dupla ajoelhada e pôde sentir suas emoções complicadas… Ele parecia ter visto sombras de si mesmo nos dias antes de partir para a Ilha Wrangel.
“Pavão e Malaquita, você se importa de nos deixar por enquanto?” ele começou: “Eu gostaria de ter uma conversa particular com o Sr. Atal por um momento.”
“Ok…” Pavão não conseguia ler nenhuma expressão devido à máscara branca, mas ela sabia que era imprudente ir contra o Homem Pesadelo. Além disso, parecia que o Homem Pesadelo iria ajudá-los… ou isso era um desejo dela? Ela não se atreveu a ter esperanças, mas puxou Malaquita para sair. “Sr. Homem Pesadelo, somos da mesma família, isso nunca vai mudar, não importa o quê.”
Depois que os dois saíram, Gu Jun virou-se para o velho no palco de marfim e disse diretamente: “Barzai, o Sábio, me trouxe aqui para dar uma olhada nos Manuscritos Pnakóticos, ele disse que já passou o livro para você. Na verdade, não está na torre porque está em sua mente.”
“Ah.” O rosto envelhecido de Atal mudou enquanto ele movia seu corpo ligeiramente acima do peso,”Mas…”
“Sr. Atal, não há necessidade de negar.” Gu Jun pressionou. “Eu preciso ver esses Manuscritos Pnakóticos.”